VISITAS

free counters

sexta-feira, 2 de março de 2012

CARQUEJA AMARGA TRAZIDA DA CIDADE DE GUAPIARA...


A carqueja (Baccharis trimera (Less) DC; Asteraceae) é uma planta ideal para canteiros de jardins, pois cresce formando tufos espessos. Pelo seu gosto amargo, a medicina popular recomenda-a para combater problemas digestivos e hepáticos. 


Com efeito diurético, auxilia no emagrecimento e no controle da diabetes. Pelo mesmo motivo, deve ser usada com moderação. Nome científico: Baccharis trimera (Less.) DC. Família: Asteraceae. Sinônimo botânico: Baccharis genisteiloides var. trimera (Less.) Baker., Baccharis trimera Person, (=Molina trimera Less.). 


Outros nomes populares: bacanta, bacárida, cacaia-amarga, cacália-amarga, cacália-amargosa, caclia-doce, cuchi-cuchi, carque, carqueja-amarga, carqueja-amargosa, carqueja-do-mato, carquejinha, condamina, iguape, quina-de-condomiana, quinsu-cucho, tiririca-de-babado, tiririca-de-balaio, tiririca-de-bêbado, três-espigas, vassoura; carqueja (castelhano); carquexia (espanhol); querciuolo (italiano); carqueija, tojo (português de Portugal).





A carqueja é uma planta herbácea que possui suas folhas aderidas ao caule e não possui bainha foliar. A planta macho atinge cerca de 1 m de altura, mas a planta fêmea pode atingir até 2 m, possuindo um caule bem mais lignificado, ou seja, mais grosso e mais firme. Suas folhas são pequenas e de coloração branca levemente puxada ao creme. De sabor extremamente amargo não tem como ser confundida.

A FLORADA DA QUARESMEIRA NESSA PEQUENA FLORESTA...





O CAIR DA TARDE - DUAS IMAGENS REGISTRADAS NA RUA CÔNEGO FRANCISCO RIBEIRO...



quinta-feira, 1 de março de 2012

QUAL FOI O VALOR DO "ICMS ECOLÓGICO" RECEBIDO PELA PREFEITURA DE SÃO MIGUEL ARCANJO?



Iguape recebeu 5,5 milhões de “ICMS ecológico” em 2011


Índice de preservação, calculado pela SMA, leva em consideração fatores ambientais e sociais de cada município e área protegida.


Os 188 municípios paulistas que possuem áreas naturais legalmente protegidas, como Estações Ecológicas, Parques Estaduais e Áreas de Proteção Ambiental, entre outras, receberam em 2011 valores que, somados, chegam a R$ 101.340.425,91, superando em 9% a arrecadação de 2010.


Esse repasse corresponde a 0,5% da parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a que os municípios têm direito, conforme determina a Lei Estadual 8.510/93.


A Secretaria do Meio Ambiente é a responsável pelo cálculo do índice de preservação de cada município, que subsidia a Secretaria da Fazenda no repasse do ICMS Ecológico. 


Esse índice leva em consideração fatores ambientais e sociais de cada município e de cada área protegida. 


Dentre os fatores sociais, são considerados para o cálculo, o tamanho da população, o valor adicionado e a arrecadação de impostos do município.


Dentre os fatores ambientais é contabilizado o tamanho das áreas e o tamanho que ocupam no município segundo coeficientes de ponderação que levam em conta o nível de restrição de uso desses espaços. 


Dessa forma, as Estações Ecológicas e as Reservas Biológicas recebem peso 1,0, os Parques Estaduais têm peso 0,8. 


As zonas de vida silvestre das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) recebem peso 0,5. Reservas Florestais, Reservas de Desenvolvimento Sustentável e Reservas Extrativistas recebem peso 0,2. 


Já as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e Áreas Naturais Tombadas, onde são permitidas diversas atividades produtivas, têm peso 0,1.

do blog do Julio Silva

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

MEU QUINTAL - A PIMENTA CUMARI TAMBÉM É APRECIADA PELOS PASSARINHOS...


A pimenta Cumari é bem popular na região Sudeste do Brasil e é encontrada também em estado silvestre, crescendo sob árvores diversas e em capoeiras. Normalmente as plantas são mantidas por alguns anos e chegam a formar verdadeiros arbustos. Os frutos desta pimenta são bem pequenos, arredondados ou ovalados, de coloração vermelha quando maduros.
Bem ardida, é mais usada em conservas, mas pode temperar arroz e carnes brancas.



A pimenta é colhida ainda verde, em tempo de evitar que os pássaros devorem seus pequenos e deliciosos frutos, de forma redonda e ovalada.


Embora ainda tida como uma variedade silvestre, uma demanda crescente pelo consumo vem motivando algumas plantações experimentais.


A CHUVA QUE REFRESCA, ALIMENTA UM SOLO FÉRTIL...E A VIDA SE RENOVA...




PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS - INSTRUMENTOS RUDIMENTARES DE UMA 'ACADEMIA' CASEIRA -


TEMPERO QUE TEMOS EM NOSSO QUINTAL

Manjericão: planta medicinal utilizada em caso de problemas digestivos, é geralmente encontrada em forma de infusão (chá) ou óleo essencial.

NomesNome em português: Manjericão
Nome latim: Ocimum basilicum
Nome inglês: basil
Nome francês: Basilic, pesto
Nome alemão: Basilicum
Nome italiano: basilico

Histórico

Nativo da Índia, onde é cultivado quase que como planta sagrada, o manjericão é uma das mais importantes ervas culinárias. Sua mística espalhou-se pelo mundo, sendo usado, pelos gregos ortodoxos em rituais religiosos, e no interior do México, como “talismã do amor”. Com folhas decorativas e saborosas, dão um toque poético a diversos tipos de pratos.

Uso culinário

O manjericão é ideal para saladas, pratos de massa, omeletes, sanduíches e molhos à base de tomate. É famoso no preparo de pratos al pesto típicos da cozinha italiana. As folhas do manjericão são muito delicadas. Procure acrescentá-lo ao prato cozido, no último instante.

ABACATE ORGÂNICO DO TIPO MANTEIGA - COMO SE PODE OBSERVAR,NESTE ANO A PRODUÇÃO FOI PEQUENA...




domingo, 26 de fevereiro de 2012

SEGUNDA FLORADA - AS BRANCAS FLORES DA GRUMIXAMEIRA

Eugenia brasiliensis Lam.
Sinon.: Stenocalyx brasiliensis (Lam.) Berg., Myrtus dombeyi Spreng.,
Stenocalix silvestris Berg.
Família: MYRTACEAE
Outros nomes: grumixama, grumixaba, ibaporoiti.


CARACTERÍSTICAS GERAIS


Árvore de 6 a 20 metros de atura. Tronco ereto e com casca acinzentado-olivácea lisa descamando em placas finas, copa bem desenvolvida, piramidal. Folhas simples, obovado-oblongas e elípticas, arredondadas no ápice, coriácea, glabras, de coloração verde-escura e brilhante de 4 a 20 cm de comprimento. Flores brancas de até 6 cm de comprimento, com pecíolo longo. Fruto baga, globosa-achatada, com cerca de 3 cm de diâmetro, com as sépalas remanescentes da flor, na forma de uma coroa no ápice do fruto, de casca lisa, brilhante, de coloração roxo-escura, vermelha ou amarela, com uma ou mais sementes, de polpa branca, vermelha ou arroxeada e de sabor doce e ligeiramente ácido. Seu pedicelo é comprido e flexível, ficando o fruto pendente.


OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIA


Espécie perenifólia, ocorrendo de Pernambuco até o Paraná, nas formações florestais do complexo atlântico, onde é rara, tendo preferência para ambientes de maior umidade do solo.



USOS MAIS FREQUENTES


Os frutos são consumidos ao natural, ou como doces, compotas e bebidas vinosas. Sua madeira pode ser usada na marcenaria e carpintaria, ou como lenha. Seu plantio é indicado tanto no paisagismo de parques, ruas e avenidas, bem como no reflorestamento de áreas degradadas, pois seus frutos são procurados por pássaros.


Flor: Setembro a novembro.
Fruto: Novembro a fevereiro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...