VISITAS

free counters

quinta-feira, 1 de março de 2012

QUAL FOI O VALOR DO "ICMS ECOLÓGICO" RECEBIDO PELA PREFEITURA DE SÃO MIGUEL ARCANJO?



Iguape recebeu 5,5 milhões de “ICMS ecológico” em 2011


Índice de preservação, calculado pela SMA, leva em consideração fatores ambientais e sociais de cada município e área protegida.


Os 188 municípios paulistas que possuem áreas naturais legalmente protegidas, como Estações Ecológicas, Parques Estaduais e Áreas de Proteção Ambiental, entre outras, receberam em 2011 valores que, somados, chegam a R$ 101.340.425,91, superando em 9% a arrecadação de 2010.


Esse repasse corresponde a 0,5% da parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a que os municípios têm direito, conforme determina a Lei Estadual 8.510/93.


A Secretaria do Meio Ambiente é a responsável pelo cálculo do índice de preservação de cada município, que subsidia a Secretaria da Fazenda no repasse do ICMS Ecológico. 


Esse índice leva em consideração fatores ambientais e sociais de cada município e de cada área protegida. 


Dentre os fatores sociais, são considerados para o cálculo, o tamanho da população, o valor adicionado e a arrecadação de impostos do município.


Dentre os fatores ambientais é contabilizado o tamanho das áreas e o tamanho que ocupam no município segundo coeficientes de ponderação que levam em conta o nível de restrição de uso desses espaços. 


Dessa forma, as Estações Ecológicas e as Reservas Biológicas recebem peso 1,0, os Parques Estaduais têm peso 0,8. 


As zonas de vida silvestre das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) recebem peso 0,5. Reservas Florestais, Reservas de Desenvolvimento Sustentável e Reservas Extrativistas recebem peso 0,2. 


Já as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e Áreas Naturais Tombadas, onde são permitidas diversas atividades produtivas, têm peso 0,1.

do blog do Julio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...