VISITAS

free counters

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

UMA MARIPOSA POUSOU AO LADO DO PINGO...


As mariposas ou traças, são insetos lepidópteros da divisão dos heteróceros, que reúne espécies de vôo noturno, com antenas filiformes ou pectinadas e, em algumas regiões, os espécimes de maior tamanho e de coloração escura são chamados de bruxas. 

O que mais difere as mariposas das tão conhecidas borboletas, são que as borboletas possuem antenas finas e com uma pequena esfera na ponta, já as mariposas possuem antenas diferenciadas de acordo com sua espécie, as mariposas assim que pousam deixam suas asas abertas e as borboletas colocam suas asas de maneira vertical, as mariposas tem hábitos noturnos diferente das borboletas.

HOJE CEDO, ME DEPAREI COM ESSA FLOR, ESCONDIDA ENTRE AS FOLHAS...PRECISO DESCOBRIR SUA ORIGEM!

FLOR DA FRUTA DO JAMBOLÃO



Jambolão é conhecido por uma grande variedade de nomes: jalão, kambol, jambú, azeitona-do-nordeste, ameixa roxa, murta, baga de freira, guapê, jambuí, azeitona-da-terra entre outros. 


Entretanto, seu nome científico é Syzygium cumini, uma planta pertencente à família Mirtaceae. Em relação ao seu fruto, eles são do tipo baga (extremamente parecidos com as azeitonas). Sua coloração, inicialmente branca, torna-se vermelha e posteriormente preta, quando maduras. Sua semente fica envolvida por uma polpa carnosa e comestível, doce, mas adstringente, sendo agradável ao paladar. 

No Brasil, o fruto é geralmente consumido in natura, porém esta fruta pode ser processada na forma de compotas, licores, vinhos, vinagre, geléias, tortas, doces, entre outras. 

As propriedades medicinais do Jambolão não são atribuídas apenas ao seu fruto. Existem relatos de inúmeras propriedades atribuídas também ao seu caule e as suas folhas. 

Dentre estas propriedades, destacam-se ações antiinflamatórias e carcinogênicas (caule) e antibacteriana, antiviral, antifúngica e antialérgica (folhas).

Logicamente, estas propriedades são extremamente controversas. 

Quanto aos efeitos sobre os níveis de glicose, encontramos relatos de que tanto o caule, o fruto e as folhas teriam ações sobre o metabolismo da glicose. Mais interessante ainda, parecem que alguns relatos destas ações têm mais de 100 anos, antes mesmo da descoberta da insulina. Mas o que realmente temos de evidência científica?

APÓS REALIZAR A PESQUISA, DESCOBRI QUE ESSA É A FLOR DA FRUTA DO JAMBOLÃO


Vamos esperar que nos próximos anos sejam publicados novos estudos, principalmente por todos os pesquisadores brasileiros que lidam com esta linha de pesquisa, para que o efeito do Jambolão sobre a glicose possa ser completamente elucidado.

Leia mais:


domingo, 14 de outubro de 2012

MEU QUINTAL - DE UMA ÁRVORE NATIVA, UMA FLOR DE CATAVENTO EXALA UM AROMA PERFUMADO...

Tabernaemontana catharinensis - Catavento


Na língua Guarani é chamada de Pipi guatchu.

Fitoterapia
Os índios Guarani utilizam-na na medicina caseira.

Fitoeconomia
Espécie com imenso potencial ornamental, sendo 8indicada também para reflorestamentos mistos destinados à recuperação de mata nativa. Sua madeira é leve e macia ao corte, podendo servir para tabuado, caixotaria, vigotas, lenha e carvão.


Característica
T.catharinensis é a única espécie do gênero conhecida para a Argentina e Paraguai. Possui a forma das folhas, o indumento e o comprimento da corola variáveis, razão pela qual foi descrita sob outros binômios (QUINET, 2005, p.18).

Floração / frutificação
Floresce em outubro e novembro, frutificando em de maio a junho.

Dispersão
Hábitat
Espécie pioneira, heliófita e seletiva higrófita, característica da mata pluvial da encosta Atlântica, ocorre na Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Densa.







A JABUTICABEIRA EM FLOR IRRADIA O PODER DA NATUREZA...








AS CORES DA PRIMAVERA QUE VISLUMBRAMOS EM NOSSO QUINTAL...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...