VISITAS

free counters

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Jabuticabas que colhemos no mês de outubro...


A fruta é típica da Mata Atlântica e cresce grudada aos troncos e ramos da árvore conhecida popularmente como jabuticabeira. Possui vitaminas do complexo B e também vitamina C. Cada 100 gramas de jabuticaba apresenta, aproximadamente, 58 calorias. Portanto, é uma fruta pouco calórica.



A vitamina C ativa na fruta é indicada nas infecções em geral, alergias, asma, glaucoma, varizes, prevenção da catarata, aterosclerose, hipertensão arterial, periodontite, imunodeficiências, depressão, fadiga crônica, gota, alcoolismo e tabagismo, hepatite e constipação intestinal.



Já a niacina, vitamina do complexo B (B3), é importante para o fortalecimento muscular, tratamento da indigestão, de erupções na pele e anorexia. Além disso, ajuda na queima de gordura e no bom funcionamento do sistema nervoso central.



Por ser uma fruta bastante rica em sais minerais como o cálcio (bom para os ossos), fósforo (auxilia no combate ao estresse, do raquitismo e da piorreia alveolodentária - infecção crônica que acomete os elementos de sustentação dos dentes) e ferro (que combate a anemia), a jabuticaba possui potente ação antioxidante, graças às antocianinas, presentes em grande concentração nas cascas da fruta (até mais do que na uva, dizem as pesquisas).



A casca da jabuticaba também é rica em pectina, uma fibra solúvel que auxilia na redução da velocidade de absorção dos alimentos. É indicada nos casos de hipoglicemia e diabetes, pois contribui, nesses casos, para que os níveis de glicose (açúcar) no sangue sejam mantidos mais próximos da normalidade.



Em relação às contraindicações, somente os diabéticos devem tomar cuidado com a fruta por causa dos níveis de açúcar que ela apresenta. Quem está acima do peso pode consumir, mas com moderação. Gestantes têm carta branca para incluí-la no cardápio: na medicina tradicional indígena, o suco de jabuticaba é dado a mulheres grávidas, por causa de seu alto teor de ferro. A grande dificuldade em relação às jabuticabas é parar de comer! Mas uma grande quantidade da fruta pode levar a um quadro de prisão de ventre. Então, tome cuidado para não exagerar na dose! Especialistas indicam uma porção de 10 frutinhas - com casca - por dia.

Fonte:
http://www.portaldepaulinia.com.br/saude/bem-esta

FLAGRANTE DE UM BEIJA-FLOR NO LÍRIO AZUL




A FLORADA QUE DENOTA A BELEZA DA PRIMAVERA...








segunda-feira, 24 de agosto de 2015

domingo, 12 de julho de 2015

PLANTEI SEMENTES DE GRAVIOLA...

Fiz uma viagem para Campinas,e lá chegando, fomos ao apartamento visitar alguns parentes que nos receberam com alegria e nos ofertaram algumas frutas de GRAVIOLA...
Depois de degustarmos algumas frutas,fiz um pedido para que as SEMENTES fossem recolhidas para serem trazidas para São Miguel Arcanjo,onde plantei no meu quintal...
E o desenvolvimento ocorreu e está nesse ponto que você vê nas imagens...estou vasculhando meus apontamentos para registrar a data dessa viagem e o dia do plantio das sementes...finalmente descobri que esse plantio foi efetuado no mês de janeiro de 2013.







terça-feira, 17 de março de 2015

FASES DO DESENVOLVIMENTO DOS FRUTOS DA BANANEIRA NANICA ANÃ






ABUNDÂNCIA DE ABACATE 'MANTEIGA' ORGÂNICO

Todos os anos, efetuamos a colheita do abacate 'manteiga',e como não conseguimos consumir toda a produção de um único abacateiro,deixamos alguns na fruteira e grande parte,distribuímos para amigos e conhecidos que passam pela rua...até onde conseguimos alcançar, foram colhidas sete caixas...De modo geral,nunca fazemos uso de agrotóxico em nossa propriedade.







sábado, 14 de março de 2015

Cogumelos são fungos que encontrei no quintal...

Num local pouco frequentado,num canto do canil desativado, encontramos essas maravilhas da natureza,os cogumelos,que pela beleza e formato chamaram a minha atenção...


O nome cogumelo refere-se a uma parte do corpo do fungo, seu corpo frutífero, formada por várias hifas que crescem para o alto e produz esporos (basidiósporos). Esses esporos são invisíveis a olho nu e se espalham com o vento, com a água ou até mesmo agarrados ao corpo de animais




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...