VISITAS

free counters

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

HOJE CEDO, ME DEPAREI COM ESSA FLOR, ESCONDIDA ENTRE AS FOLHAS...PRECISO DESCOBRIR SUA ORIGEM!

FLOR DA FRUTA DO JAMBOLÃO



Jambolão é conhecido por uma grande variedade de nomes: jalão, kambol, jambú, azeitona-do-nordeste, ameixa roxa, murta, baga de freira, guapê, jambuí, azeitona-da-terra entre outros. 


Entretanto, seu nome científico é Syzygium cumini, uma planta pertencente à família Mirtaceae. Em relação ao seu fruto, eles são do tipo baga (extremamente parecidos com as azeitonas). Sua coloração, inicialmente branca, torna-se vermelha e posteriormente preta, quando maduras. Sua semente fica envolvida por uma polpa carnosa e comestível, doce, mas adstringente, sendo agradável ao paladar. 

No Brasil, o fruto é geralmente consumido in natura, porém esta fruta pode ser processada na forma de compotas, licores, vinhos, vinagre, geléias, tortas, doces, entre outras. 

As propriedades medicinais do Jambolão não são atribuídas apenas ao seu fruto. Existem relatos de inúmeras propriedades atribuídas também ao seu caule e as suas folhas. 

Dentre estas propriedades, destacam-se ações antiinflamatórias e carcinogênicas (caule) e antibacteriana, antiviral, antifúngica e antialérgica (folhas).

Logicamente, estas propriedades são extremamente controversas. 

Quanto aos efeitos sobre os níveis de glicose, encontramos relatos de que tanto o caule, o fruto e as folhas teriam ações sobre o metabolismo da glicose. Mais interessante ainda, parecem que alguns relatos destas ações têm mais de 100 anos, antes mesmo da descoberta da insulina. Mas o que realmente temos de evidência científica?

APÓS REALIZAR A PESQUISA, DESCOBRI QUE ESSA É A FLOR DA FRUTA DO JAMBOLÃO


Vamos esperar que nos próximos anos sejam publicados novos estudos, principalmente por todos os pesquisadores brasileiros que lidam com esta linha de pesquisa, para que o efeito do Jambolão sobre a glicose possa ser completamente elucidado.

Leia mais:


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...