Descrição:
É planta perene da família Compositae. As hastes angulares, avermelhada, um pouco estriada, gordo e firme. As folhas, alternando muito cortada e dividida, surgem ao longo do tronco com uma cor verde escura na sua frente e branco nas costas, nas axilas para o topo do caule ramificado aparecem panículas de pequenas cabeças de flor amarela. Os frutos são aquênios. É também conhecida sob o nome "absinto"
Abundante nas margens, entulhos, nas estradas e como uma erva daninha em campos agrícolas é desprezado em áreas onde a forrageira é cultivada, como os animais que comem carne que produz um gosto amargo.
História:
Conhecida desde a antiguidade como os egípcios, os gregos transmitida após esta erva tem sido chamado de a "mãe de todas as ervas" no livro "O Tesouro dos pobres" por causa de suas curas múltiplas.
O Artemis é uma das mais antigas plantas medicinais do mundo. Segundo a mitologia grega, a deusa Artemis, protetora da natureza, ajudou a mulher no parto, daí o nome desta planta que tem, entre outras, as propriedades para cólicas menstruais e pós-parto.
Em 1890, a "fada verde", como era chamada a bebida absinto ou absinto, desencadeou ondas de embriaguez na Europa. Era a musa dos poetas e artistas. poderes alucinógenos são atribuídas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário