MEU QUINTAL - Glória-da-manhã (Ipomoea purpurea)



A Glória da manhã é uma trepadeira herbácea anual, muito florífera. Suas flores possuem forma de funil, sendo elas muito delicadas, e se apresentam nas cores arroxeada, branca, rósea, azul ou vermelha, sendo formadas principalmente durante a primavera e verão.

Seu crescimento é muito rápido, sendo ideal para cobrir rapidamente pequenas estruturas, como treliças, arcos, cercas, etc. A planta pode ficar com 2 a 3 metros de altura.

Ela é considerada espontânea, e comumente é considerada invasora, atacando culturas agrícolas. São comercializadas sementes de variedades hortícolas de flores muito grandes, com o nome de “bom-dia” por abrirem-se de manhã e “glória-da-manhã” pelo espetáculo que oferecem quando suas flores se abrem.

MEU QUINTAL - A CASINHA DO JOÃO DE BARRO EM CONSTRUÇÃO...



O PEDREIRO DA FLORESTA

O quão é admirável a habilidade com que esta ave constrói a sua casa nos postes, ou nos galhos de árvores desnudas. O ninho consiste em uma bola de barro, dividida em dois compartimentos. A porta, que permite ao pássaro entrar sem se abaixar, impede que o vento atinja o interior, pois é sempre voltada para o norte. 
Macho e fêmea ocupam-se ativamente da construção, transportando grandes bolas de barro que são amassadas com os bicos e com os pés. No compartimento maior, forrado com musgo, cabelos e penas, a fêmea deposita de 3 a 4 ovos brancos, três vezes ao ano.